Cerca de 60 integrantes da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) das delegacias de Juiz de Fora (MG) e Petrópolis (RJ) assistiram a uma palestra proferida pelo assessor de Relações Institucionais da Escola Superior de Guerra (ESG), Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, na última sexta-feira, 30 de junho. O objetivo foi apresentar informações atualizadas sobre a ESG e sua relação com a ADESG.
O Almirante Lourenço deu início à apresentação traçando uma linha do tempo da ESG desde seus primórdios até os dias atuais, abordando missão, visão e projetos futuros da Escola, que, segundo ele, embora apresente relevantes contribuições acerca de temas estratégicos para o país, como a Transamazônica, a Antártica, a Constituição de 1988, entre outros, não formula políticas, mas sim apresenta subsídios a cada formulador de políticas. “Tudo o que estudamos na ESG é de natureza exclusivamente acadêmica”, explicou.
O palestrante deu exemplos de personalidades diplomadas pela ESG, como os ex-presidentes Ernesto Geisel, Ranieri Mazzilli, Castelo Branco, Tancredo Neves e João Figueiredo, além de mencionar trabalhos de pesquisa produzidos na Escola. Ao final do evento, foi aberto um espaço para perguntas e, em seguida, o Almirante ressaltou a importância da contínua troca de informações entre as instituições. “Devemos manter essa relação acadêmica, essa troca de conhecimento e a divulgação deste trabalho, oriundo do estudo de nossos brasileiros e nossas brasileiras, civis e militares. Quanto mais pessoas pensarem Brasil, mais próximos estaremos do crescimento do nosso país”, concluiu.
C.E