
A Escola Superior de Guerra (ESG) deu início, no dia 13 de agosto, ao Curso de Gestão de Recursos de Defesa em São Paulo (CGERD-SP). A edição 2025 ocorre de forma presencial na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), até o dia 2 de outubro, e conta com a participação de 30 estagiários oriundos de diversas instituições públicas e privadas.
A cerimônia de abertura foi realizada no Espaço Nobre da FIESP, com a participação do chefe do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação, General de Exército Francisco Carlos Modesto, entre outras autoridades civis e militares.
O Comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, em seu discurso, reforçou o compromisso contínuo do instituto de altos estudos com a excelência no treinamento e na capacitação dos gestores de defesa do país.
Em nome da Fiesp, o diretor-adjunto do Departamento de Defesa e Segurança, Christian Callas, ressaltou a importância da integração entre Academia, Forças Armadas e Indústria para garantir a soberania e inovação no país.
O diretor do CGERD-SP, Capitão de Mar e Guerra (RM1-T) Fortunato Lobo Lameiras, por sua vez, destacou que o mercado de defesa é complexo e exige que empresas e profissionais compreendam suas particularidades, reforçando a importância da formação contínua de profissionais dedicados à segurança e defesa do país.
A aula magna do CGERD-SP 2025 foi ministrada pelo comandante e reitor do Instituto Militar de Engenharia, General de Divisão Engenheiro Militar Juraci Ferreira Galdino, na sede da FIESP, que apontou o papel estratégico da Defesa para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional e abordou os desafios do setor, especialmente em áreas críticas como computação quântica e inteligência artificial.
