Notícias

ESG DÁ INÍCIO AO CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS DE DEFESA 2025 EM SÃO PAULO

ESG DÁ INÍCIO AO CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS DE DEFESA 2025 EM SÃO PAULO

 

A Escola Superior de Guerra (ESG) deu início, no dia 13 de agosto, ao Curso de Gestão de Recursos de Defesa em São Paulo (CGERD-SP). A edição 2025 ocorre de forma presencial na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), até o dia 2 de outubro, e conta com a participação de 30 estagiários oriundos de diversas instituições públicas e privadas.

A cerimônia de abertura foi realizada no Espaço Nobre da FIESP, com a participação do chefe do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação, General de Exército Francisco Carlos Modesto, entre outras autoridades civis e militares.

O Comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, em seu discurso, reforçou o compromisso contínuo do instituto de altos estudos com a excelência no treinamento e na capacitação dos gestores de defesa do país.

Em nome da Fiesp, o diretor-adjunto do Departamento de Defesa e Segurança, Christian Callas, ressaltou a importância da integração entre Academia, Forças Armadas e Indústria para garantir a soberania e inovação no país.

O diretor do CGERD-SP, Capitão de Mar e Guerra (RM1-T) Fortunato Lobo Lameiras, por sua vez, destacou que o mercado de defesa é complexo e exige que empresas e profissionais compreendam suas particularidades, reforçando a importância da formação contínua de profissionais dedicados à segurança e defesa do país.

A aula magna do CGERD-SP 2025 foi ministrada pelo comandante e reitor do Instituto Militar de Engenharia, General de Divisão Engenheiro Militar Juraci Ferreira Galdino, na sede da FIESP, que apontou o papel estratégico da Defesa para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional e abordou os desafios do setor, especialmente em áreas críticas como computação quântica e inteligência artificial.