DISCURSO DO ENCERRAMENTO DA 1ª TURMA DO MBA DA ADESG NACIONAL

 

Rio de Janeiro, 18 de julho de 2025.

Era o ano e 2002. A ADESG dava largada ao Curso de Pós-Graduação profissional em Gestão Estratégica com ênfase em Administração Pública e/ou Privada, tendo como Presidente da instituição o saudoso Contra-Almirante PAULO GONÇALVES PAIVA, e, como colaboradora, nesta empreitada, a professora e pedagoga IGNEZ CAMPOS CABRAL.

Naquela oportunidade, a ADESG fez uma parceria com o INSTITUTO DE PESQUISA AVANÇADA EM EDUCAÇÃO. A limitada capacidade computacional, em relação aos dias de hoje, além da embrionária comunicação entre docentes e discentes, e ainda o não reconhecimento do curso pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) fez com que aquela aliança se encerrasse em 2008.

A partir daquela data, a ADESG Nacional libera suas delegacias a fazerem parcerias com faculdades e universidades, para certificarem os Cursos de Estudo de Política e Estratégia (CEPEs) como pós-graduação, com legitimação pelo MEC. Algumas dessas iniciativas deram certo, outras não, ocorrendo até, nestes casos, processos judiciais, com reflexos aqui na Diretoria Executiva.

Dezessete anos depois, isto é, em 2024, a Presidência atual firma um convênio com o INSTITUTO VENTURO ON LINE, sendo vanguardista do CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO SÃO CARLOS, tendo como diretores os Coronéis HERVENTON FRANCISCO DE ASSIS MARIA e RENATO GONÇALVES LEITE, coordenadores do CURSO DE POLÍTICA, ESTRATÉGIA, DEFESA E SEGURANÇA PÚBLICA.

A união de ambas instituições implicou em verdadeira revolução nos 73 anos da Associação. Nesta primeira turma, tivemos 162 concludentes, e na segunda turma, em andamento, 212, sendo que alguns não adesguianos poderão se associar às delegacias de seus estados, ampliando o seu quadro de afiliados, passando a serem pré-adesguiano, e aptos a fazerem qualquer curso regular, com descontos, efetivando-se assim como adesguianos. Foi uma fidedigna teia, onde o fluxo do conhecimento sobre o estudo do Poder Nacional, cujo debate entre alunos e professores circulou em rede virtual, autêntica malha do saber, plasmando e difundido os conceitos da ESG e das Forças Armadas em momento conveniente para a unidade Nacional. De Marabá a Porto Alegre, de Petrolina a Rio Claro, de Montenegro na Europa a Rio Branco, passando pelas regiões Sul e sudeste, culminando no Brasil Central, a erudição da cultura Cratológica encarnou em cidadãos pátrios, proporcionando-lhes entendimento do mando, do controle, do domínio, enfim, corporificando o Poder Nacional, sob o manto da conjuntura do País e do contexto mundial. Isso, Brig. KARPISCHIN, é contaminação da potencialização do saber de um povo, que implicará em sua soberania no concerto das nações.

Com essas reflexões, este velho coronel se reporta aos nossos antepassados, quando os que cursaram a ESG nos anos 50, chamavam-na de o CASARÃO DO SABER, e os que passaram nos seus bancos escolares na década de 60 a designavam como a ARCÁDIA BRASILEIRA. Tudo isso para dizer que essa reminiscência do passado vinga na ADESG de hoje como arremessadora da percepção dos novos conflitos, em tempos de guerra híbrida e informacional.

É nessa entoação que este Presidente vai mais longe no tempo, para se deparar com a Escola de Sagres, cujas bases se confundem com os ensinos da Cavalaria Templária, dos quais resquícios vão se depositar na Ordem de Cristo, base da nossa cultura militar, para dizer que o domínio da navegabilidade atraía geógrafos, pilotos, astrônomos, matemáticos, cartógrafos e navegadores.

Nessa analogia, a parceria da ADESG com o INSTITUTO VENTURO ON LINE, não se utilizando de um espaço ou instalação colegial, como a Escola de Sagres, agora reunindo advogados, militares, engenheiros, professores, administradores, médicos, procuradores, policiais, empresários, enfim, atualmente em um espaço virtual, traduzidos nas redes sociais, conseguiu esparramar os conceitos de Desenvolvimento, Segurança e Defesa no Território Nacional, ao invés do estudo da Navegabilidade Marítima do século XV, ministrado na secular Escola de Sagres.

Por tudo isso, ao terminar essas considerações, reitero o momento transformador que a ADESG vive em seu novo modelo de negócio, utilizando-se do ferramental tecnológico em suas lides acadêmicas, ingressando assim na era da inteligência artificial, na idade da robótica e no momento da cibernética. O futuro está desenhado em cenários promissores, basta agora prosseguir com inteligência e determinação, sempre com o espirito do ineditismo, ancorado na gênese do bem comum.

É com esse espírito de gratidão, já nos últimos seis meses de meu segundo mandato na Presidência dessa renomada instituição, ADESG, que agradeço aos concludentes da primeira turma do Curso de Política, Estratégia, Defesa e Segurança Pública por acreditarem em nossa proposta. Vocês são precursores de novo capítulo do estudo da Defesa.

Aos respeitados professores e instrutores, tanto da ESG como das outras instituições, com ênfase da ECEME, nosso reconhecimento por suas pré-disposições em dividir seus conhecimentos com o nosso corpo discente.

Ao Instituto VENTURO ON LINE nossa reverência por uma convivência harmônica e fraterna, procurando levar a bom termo o conteúdo acadêmico aos nossos alunos. Em especial conclamo o Cel. FRANCISCO, por sua maestria em conduzir e coordenar pessoas. Você, Cel. FRANCISCO, mostrou-se como verdadeiro líder diante de uma turma com pensamento plural, mas conseguindo pacificá-la dentro dos propósitos maiores da missão: O SABER ISENTO DE QUALQUER TENDÊNCIA.

A Escola Superior de Guerra, TEMPLO DO SABER, externo minha gratidão pelo constante suporte na minha gestão, como também nas 7 décadas a meus antecessores, cujo legado moldaram a ADESG de ontem e de hoje.

Ao General de Divisão ALEXANDRE OLIVEIRA CANTANHEDE obrigado pelo constante apoio. Nunca esquecendo do Vice-Almirante MARCELO MENEZES CARDOSO, ex-comandante, que viu nascer nosso MBA em seu comando, chegando a brindar os alunos com uma belíssima palestra sobre a nossa ESG.

Ao Brig. Ar IVAN LUCAS KARPISCHIN, oficial general da minha Força Singular, a FAB, em nome de toda ADESG, meu coração pulsa, para externar gratidão pelo sempre suporte à nossa instituição nessa sua gestão como Subcomandante.

Por fim, concluo minhas palavras externando que uma revolução acadêmica, neste tempo de hoje, se consagra como um novo alvorecer na modelagem do ensino do nosso SISTEMA ADESGUIANO.

Que Deus proteja e oriente os diretores e gestores de hoje e do amanhã.

UM SÓ CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA PELO BRASIL.

OBRIGADO.

ANTONIO CELENTE VIDEIRA – Cel. Ref. Aer

Presidente da ADESG.