A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, na quarta-feira, 2 de abril, a cerimônia de transmissão do cargo de comandante. Em cerimônia presidida pelo Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Francisco Humberto Montenegro Junior, o General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago assumiu o cargo, transmitido pelo Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso.
Como tradição na ESG, momentos antes da cerimônia de transmissão de cargo, foi inaugurado o retrato do Vice-Almirante Cardoso na Galeria de Antigos Comandantes da Escola, no Salão Nobre do Edifício Marechal César Obino, com a presença do General de Exército Montenegro, da senhora Maria Teresa Siciliano Cardoso, esposa do Vice-Almirante Cardoso, e da senhora Marcela Paola Gramajo Lago, esposa do General Cantanhede, familiares e convidados.
Com a presença de autoridades civis e militares, membros do Corpo Permanente da ESG, familiares e convidados do Vice-Almirante Cardoso e do General Cantanhede, a solenidade de transmissão do cargo de comandante foi realizada no auditório do Edifício Marechal Juarez Távora.
Em seu discurso, o Vice-Almirante Cardoso ressaltou que a experiência à frente da ESG foi singular e motivo de grande orgulho, agradecendo a todos àqueles que contribuíram para o sucesso de sua gestão. “Foi gratificante perceber como nosso Corpo Permanente, apoiado pela Chefia de Educação e Cultura, aceitou os desafios impostos por este comandante e se empenhou em estabelecer de forma ampla e consolidada a estrutura de ensino a distancia, em ampliar e normalizar o emprego da Inteligência Artificial nos processos acadêmicos e administrativos, em rever e reformular cursos, e incentivar a participação de jovens e de um número cada vez maior de mulheres em todas as nossas atividades. Reconhecendo o esforço de todos, faço os justos agradecimentos àqueles que labutaram para que nossa missão fosse cumprida e a imagem da ESG fosse admirada e respeitada pelas principais universidades, federações de indústrias, organizações governamentais, além de significativa representação da iniciativa privada”, disse, agradecendo pelo apoio que obteve de superiores, pares e subordinados ao longo de sua gestão.
O Chefe de Educação e Cultura elogiou o Vice-Almirante Cardoso pela dedicação e o profissionalismo com que comandou a Escola nos últimos 17 meses. “Atento à sua missão precípua, enquanto comandante de um centro de estudos acadêmicos, o Almirante Cardoso empreendeu diversas ações que trouxeram retornos tangíveis e expressivos para a ESG. Sua disciplina, lealdade e singular camaradagem no convívio diário com integrantes dessa Escola ajudaram a fortalecer vínculos de confiança, que se refletiram no firme exercício de sua destacada liderança, além de promover um ambiente sadio e altamente produtivo. Prezado Cardoso, foi um enorme prazer tê-lo como subordinado à frente da Escola Superior de Guerra. Sua proatividade, disponibilidade permanente e capacidade de privilegiar soluções inovadoras e assessoramentos eficientes facilitaram sobremaneira minha ação de comando”, ressaltou, desejando sucesso ao novo comandante.
Conforme as tradições navais por ocasião de cerimônias de passagem de comando na Marinha do Brasil (MB), foi realizada a substituição, no mastro principal da ESG, do pavilhão da autoridade exonerada pelo da autoridade empossada. O Suboficial Assis, praça mais antigo da MB servindo na ESG, acompanhado por militares envergando o uniforme histórico dos Fuzileiros Navais, entregou a insígnia de comando ao Vice-Almirante Cardoso.
Ao passar o comando da ESG, o Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso assumiu o cargo de Diretor de Pessoal da Marinha.
Currículo do novo comandante – Ao ser designado para o Comando da Escola Superior de Guerra, o General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago desempenhava o cargo de comandante da 4ª Região Militar. Foi promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2022.
Nascido em 07 de abril de 1967, na cidade do Rio de Janeiro, ingressou na carreira militar em 1983, na Força Aérea Brasileira, cursando a Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Incorporou às fileiras do Exército em 24 de fevereiro de 1986, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Dentre outras funções, comandou o 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista, foi instrutor da AMAN e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), exerceu a função de oficial de Operações da Brigada de Infantaria Paraquedista, de adjunto da seção de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, de subchefe da Assessoria de Pessoal do Gabinete do Comandante do Exército e do Chefe de Estado-Maior da 11ª Região Militar.
No exterior, foi oficial de Operações da Força-Tarefa Argentina no Chipre, cursou a Escola Superior de Guerra e foi oficial de Ligação junto ao Comando de Educação e Doutrina do Exército argentino, e comandou o 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz no Haiti.
Possui mestrados em Ciências Militares pela ECEME, Geopolítica e Estratégia e Desenvolvimento pela Escola Superior de Guerra do Exército argentino, e de Defesa Nacional pelo Centro de Altos Estudos Nacionais do Peru, além dos Cursos Básico de Paraquedista, Curso de Mestre de Salto, Estágio Básico de Salto Livre, Estágio de Adaptação à Caatinga e o Estágio de Escalador Militar.