Notícias

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA CONCLUI 19ª EDIÇÃO DO CGERD EM SÃO PAULO

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA CONCLUI 19ª EDIÇÃO DO CGERD EM SÃO PAULO

 

A Escola Superior de Guerra (ESG) concluiu a 19ª edição do Curso de Gestão de Recursos de Defesa em São Paulo (CGERD-SP), formando 28 discentes, sendo 22 civis de instituições públicas e privadas e seis militares. A solenidade de encerramento foi realizada na última quinta-feira, 2 de outubro, no Espaço Nobre da FIESP, com a participação do chefe do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação, General de Exército Francisco Carlos Modesto, e autoridades civis e militares.

O Comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, em seu discurso, reforçou a importância da aproximação entre academia, indústria e governo, que compõem a tríplice hélice, para o desenvolvimento do país, reiterando o compromisso da Escola com a capacitação de gestores de defesa.

Em nome da Fiesp, o diretor-adjunto do Departamento de Defesa e Segurança, Christian Callas, destacou que o CGERD cumpre papel essencial não apenas na formação de lideranças civis e militares, mas também na valorização da Base Industrial de Defesa como ativo estratégico do Brasil.

Com uma carga horária de 116 horas, distribuída em oito semanas, ao longo do curso os estagiários assistiram a palestras e conferências com temáticas sobre Poder Nacional, Desenvolvimento Nacional, Gestão de Recursos de Defesa e Indústria de Defesa. A programação também contou com duas viagens de estudos a cidades de São Paulo – Iperó, Campinas, Taubaté e São José dos Campos – e Rio de Janeiro e Itaguaí.

O CGERD – Voltado para civis e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Estaduais, o CGERD tem como objetivo difundir conhecimento sobre conceitos de Defesa Nacional e processos de gestão de recursos aplicados em produtos da Base Industrial de Defesa, no âmbito da administração pública e privada.