PALAVRAS PARA O GENERAL KATIBE NA SUA DESPEDIDA, BEM COMO NO MOMENTO DA ENTREGA DO MÉRITO ADESGUIANO.
VIM, VI E VENCI, palavras do General Cônsul romano JÚLIO CESAR, em 47 Antes de Cristo, ao Senado Romano, após sua vitória na batalha de ZELA.
Eu acrescentaria a essa trilogia, General KATIBE, a palavra VOU, no momento em que o senhor nos deixa, fincado assim uma estaca representativa do retorno da ADESG ao seu nascedouro que é a nossa ESG.
Certamente, a saída da ADESG, em 1962, da Escola iniciava uma construção, em planos mais sutis, para o seu retorno em 2022. Praticamente 60 anos se passaram de atividades efervescentes relativas aos estudos do PODER, em que SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO se constituíram no binômio basilar na difusão do sistema ESG/ADESG.
Certamente, nessas 6 décadas houve toda uma conspiração do Alto, por culminar, em 2022, em ter o senhor do nosso lado, para a concretização dessa volta que marca a autêntica irmandade entre ambas instituições.
Portanto, General KATIBE, nesse momento em que o mérito ADESGUIANO lhe é merecidamente outorgado, cabe-me dizer que a comenda está eivada do nosso sentimento de gratidão. No vocábulo VOU, não proferido pelo General/ Cônsul JÚLIO CESAR, se insere no seu significado o afeto da nossa Diretoria Executiva, o respeito e a afeição do Conselho Superior e, por fim, a gratidão de nossas delegacias e representações, espalhadas pelo território nacional, todos esses entes tendo o senhor como comandante e nosso líder.
Para finalizar essas breves palavras, faço coro com toda a ADESG, no sentido de o senhor seguir para outros desafios, levando consigo o nosso lema, que fora sagradamente concebido, em pleno oceano Atlântico, a bordo do navio DUQUE DE CAXIAS, durante a celebração da missa dominical pelo padre NOÉ, capelão daquela embarcação, que guarda em si.
UM SÓ CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA PELO BRASIL.
Obrigado. Vá com Deus General de Divisão ALDILSON CARLOS KATIBE.