Notícias

ADESGUIANOS DO CAEPE 2025 PARTICIPAM DE VELEJADA A BORDO DO NAVIO-VELEIRO CISNE BRANCO

ADESGUIANOS DO CAEPE 2025 PARTICIPAM DE VELEJADA A BORDO DO NAVIO-VELEIRO CISNE BRANCO

Atividade de estudos da Escola Superior de Guerra, no ano do Jubileu de Prata da “Embaixada Flutuante” da Marinha do Brasil, reforça a cultura marítima.

Em 26 de junho, adesguianos, estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra, participaram de uma marcante velejada de estudos pela Baía de Guanabara e litoral carioca, a bordo do Navio-Veleiro Cisne Branco, joia da Marinha do Brasil, que neste ano celebra o seu Jubileu de Prata.

A singradura foi agraciada por ventos favoráveis, engrandecendo a manobra de abertura de velas — ponto alto da faina, quando o Navio ganha vida e cumpre sua nobre missão de difundir a cultura marítima e projetar a imagem do País como autêntica embaixada flutuante.

O céu de anil e o mar calmo refletiram um brilho apurpurinado do sol nas águas, enquanto a Bandeira Nacional tremulava ativa no mastro, exaltando a soberania e o orgulho pátrio.

A bordo, Cel R1 EB Sato, medico veterinário Joselito Reis, BM RR Paulo Roberto e a contadora Patrícia Sena, acompanharam a palestra conduzida pelo Comandante de Mar e Guerra Tozzini do Cisne Branco, realizada na Praça d’Armas, abordando temas estratégicos de política externa, diplomacia naval e cultura marítima — fundamentos essenciais para a projeção de poder e presença do Brasil no cenário internacional.

Os Adesguianos Patrícia Sena e Joselito, também receberam instruções da tripulação sobre técnicas marinheiras, normas de segurança e uso correto de aprestos, habilitando-os a participarem de uma das etapas da tradicional Manobra Geral de Velas (MGV) e vivenciar a experiência singular da escalada ao mastro — rito que preserva as tradições marinheiras, simbolizando coragem, disciplina e espírito de equipe.

A participação dos adesguianos reafirma o compromisso da ADESG com a difusão da mentalidade marítima, o fortalecimento da cultura naval e a valorização dos valores que unem o mar à formação estratégica nacional, princípios cultivados na Escola Superior de Guerra.

Segue fotos do evento