Notícias

CLMN realiza viagem de estudos a São Paulo

CLMN realiza viagem de estudos a São Paulo

CLMN realiza viagem de estudos a São Paulo O Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN) da Escola Superior de Guerra (ESG), viajou a estudo para São Paulo entre 30 de setembro a 5 de outubro. A comitiva, chefiada pelo General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes, Assistente Militar do Exército e Diretor do CLMN, teve por objetivo conhecer a estratégia e a logística desenvolvida por importantes instituições.

Na Subdiretoria de Abastecimento da Aeronáutica a comitiva conheceu os Sistemas de Subsistência, de Provisões e de Fardamento Reembolsável da Força Aérea Brasileira, com ênfase para a importância da padronização e o cuidado com a especificação de materiais adquiridos. No Centro Logístico da Aeronáutica, a nacionalização e aquisição de material aeronáutico foram os destaques.

No segundo dia de visita os estagiários tiveram a oportunidade de conhecer o Porto de Santos, administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo. Ocupando localização privilegiada, o complexo portuário santista está interligado aos principais mercados consumidores nacionais e internacionais.

O CLMN esteve também na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o objetivo de conhecer o Centro de Pesquisas e Inovações com o Grafeno e os Nanomateriais 2D. Sintetizado, o grafeno possui grande resistência mecânica, com flexibilidade, e é capaz de conduzir calor e eletricidade com mais eficiência do que o cobre ou o silício. O material pode ser utilizado na medicina, em baterias, estruturas civis, aeronaves, automóveis e aparelhos eletrônicos, entre outros.

Em São José dos Campos, a turma conheceu o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), uma organização militar de cunho científico-tecnológico ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Comando da Aeronáutica. Atualmente, o instituto concentra esforços nas áreas de: Aerotermodinâmica e Hipersônica; Geointeligência; Lasers, Óptica e Aplicações; Sensores e Atuadores e Tecnologia Nuclear Aplicada.

Encerrando o ciclo de visitas e para conhecer a eficiência do poder aeroespacial brasileiro, o CLMN visitou a EMBRAER e o Comando de Aviação do Exército. Nas duas instituições foram apresentadas as tecnologias que fortalecem o potencial da aviação brasileira, além de suas atividades logísticas e de manutenção. O CLMN O curso da Escola Superior de Guerra tem como objetivo habilitar civis e militares para o exercício de funções logísticas nas Forças Armadas e em órgãos vinculados ao Sistema Nacional de Mobilização – SINAMOB, sob a coordenação do Ministério da Defesa. A Turma A turma Brigadeiro Oswaldo Balloussier é composta por 27 estagiários, sendo 12 civis de diversas profissões e 15 oficiais superiores das Forças Armadas e das Polícias Militares.

fonte: https://www.esg.br/noticias/clmn-realiza-viagem-de-estudos-a-sao-paulo/view