Notícias

Escola Superior de Guerra comemora seu 69º Aniversário

Escola Superior de Guerra comemora seu 69º Aniversário

A Escola Superior de Guerra (ESG) completou, no último dia 20 de agosto de 2018, o 69º aniversário de sua criação. As comemorações ocorreram durante todo o mês de agosto com atividades lúdicas como, um passeio ecológico no Museu Histórico do Forte de São João; dia de prática de modalidades esportivas; e almoços de confraternização. Já no dia 21, a programação contou com uma solenidade militar alusiva à data, ocorrendo, na oportunidade, a imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. Encerrando as festividades, será aberta ao público, no período de 22 de agosto a 06 de setembro, uma exposição com as obras participantes do I Concurso de Pintura da ESG.

A solenidade militar iniciou-se com a chegada dos Excelentíssimos Senhores, Ministro de Estado da Justiça, Torquato Lorena Jardim, acompanhado do Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Joaquim Silva e Luna, do Ministro de Estado das Minas e Energia, Wellington Moreira Franco e do Comandante da ESG General de Exército Décio Luís Schons.

Após o canto do Hino Nacional e deslocamento do Pavilhão Nacional, foi realizada à imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias (MMMCF). Criada em 1983, em homenagem ao insigne Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da ESG, a condecoração destina-se a preitear os integrantes da Escola, seus ex-comandantes, personalidades nacionais ou estrangeiras, de reconhecida competência e notável saber, pelos serviços de caráter relevante como tal reconhecidos e considerados na forma disciplinada por seu regulamento, bem como corporações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que tenham se tornando credoras da homenagem especial da Escola Superior de Guerra.

Na sequência, o general Schons, proferiu a leitura da Ordem do Dia alusiva à data e o Ministro Joaquim Silva e Luna proferiu algumas palavras de agradecimento à ESG, destacando sua tradição e os bons serviços prestados durante seus 69 anos de existência. O Ministro destacou ainda a excelência do corpo docente da Escola e a vasta produção de conteúdo científico que contribuem para a divulgação de novos estudos na área de Defesa.

Neste ano, foram agraciados com a MMMCF personalidades como, o Ministro Moreira Franco; o Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral de Oliveira; o Doutor Francelmo Araújo Costa; o Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; Doutor Marcos Cintra Cavalcanti Albuquerque; Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, dentre outros.

Prestigiaram a solenidade, General de exército Mauro Cesar Lorena Cid, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, o Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Alexandre José Barreto de Mattos; General de Exército Licínio de Miranda Filho; e demais autoridades.

Fonte: https://www.esg.br/noticias/escola-superior-de-guerra-comemora-seu-69o-aniversario/view