Comunicados

RELATÓRIO DE ATIVIDADES da ADESG/2010

RELATÓRIO DE ATIVIDADES da ADESG/2010

– APRESENTAÇÃO:

O presente Relatório tem por finalidade descrever, de uma forma sucinta, as realizações da atual Administração da ADESG/AN, durante o período de 14/ dez/ 2009 a 31 / dez / 2010.
A importância de se manter este registro histórico ocorre na medida em que contribui para o acervo da ADESG e para a própria continuidade das atividades afetas a esta Instituição, que certamente, transcenderão a esta Administração.

II – HISTÓRICO E FINALIDADE:

A ADESG foi criada em 07 de dezembro de 1951, com a finalidade de:
a – preservar e projetar os valores morais e espirituais da nacionalidade.
b – incentivar, cada vez mais, a amizade e solidariedade entre os seus membros.
C- difundir conceitos doutrinários e estudos conjunturais relacionados com a Segurança e o Desenvolvimento, com ênfase na Defesa Nacional, observados os métodos e pesquisas da ESG.
d – desenvolver outras atividades de natureza cultural e educacional.
A ADESG é uma instituição civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de duração ilimitada e de utilidade pública, idealizada para congregar os diplomados pela Escola Superior de Guerra – ESG.

III – ATRIBUIÇÕES:

A ADESG é responsável, entre outras atividades e prioritariamente, pela divulgação e disseminação dos Cursos de Altos Estudos, ministrados na ESG, por todo o nosso país.
Assim, a ADESG tem, também, por atribuições:
a – manter estreitas relações com a ESG, da qual se origina.
b – promover atividades que fortaleçam a união e o congraçamento entre os associados da ADESG.
c – proporcionar aos seus associados à atualização com a doutrina da Escola Superior de Guerra, realizando cursos, seminários, conferências, palestras e editando publicações.
d – promover, periodicamente, mediante rodízio entre diferentes cidades, iniciativas de ordem técnica e cultural, inclusive convenções, que sirvam de fórum para apresentações de comunicações, palestras, projetos e relatórios.
e – cooperar, com entidades públicas e privadas, em estudos, pesquisas e planejamentos sobre as conjunturas municipal, regional, nacional ou internacional, tendo em vista as políticas de Segurança e Desenvolvimento do Brasil, propiciando, inclusive, programações semelhantes às atividades curriculares da Escola Superior de Guerra.
f – promover, com a colaboração e o apoio da Escola Superior de Guerra:
1) a edição da revista “Segurança e Desenvolvimento” e de outras publicações;
2) a realização de cursos regulares, ciclos de estudos, conferências e simpósios.

IV – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

Para possibilitar um melhor desempenho das funções na ADESG, foi definida, por esta Administração, a seguinte Estrutura Organizacional:

Na Estrutura acima se tem os seguintes componentes:
Presidente: Brig. Helio Gonçalves.
Assessoria Jurídica: Dr. Felizardo Barroso.
Assessoria Relações Públicas: Prof. Edson Schetinni.
Assessoria Especial: Gen. Glênio.
Assessoria Tecn. da Informação: Vago

1ª. Vice-Presidência : Alm. Edésio Araripe.
Departamento Comunicação Social : Vago.
Departamento Sócio-Cultural: Prof. Ramazzini.
Departamento Coordenação de Turmas : Vago.

2ª. Vice-Presidência: Gen. Umberto Andrade.
Departamento de Cursos: Prof. Gustavo Heck.
Departamento de Coordenação de Delegacias: Cmt. Adalberto de Souza.
Departamento de Estudos e Pesquisas: Vago.

3ª. Vice-Presidência: Del Pedro Berwanger.
Departamento Financeiro: Cmt.Heriberto / Cel Júlio.
Departamento de Secretaria: Prof.Lazosky / Prof. Marijane.
Departamento de Contratos e Convênios: Vago.

Os cargos vagos estão sendo desempenhados pelos respectivos Vice-Presidentes.

V – REALIZAÇÕES:

No período considerado (dez/ 2009 a dez/ 2010), ocorreram dois eventos que, de certa forma, cercearam a intensidade de realizações do Sistema ADESG, que foram:
1- Realização da Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul, e
2- Eleições majoritárias, no Brasil, para os cargos de Presidente, Governadores, Deputados Estaduais e Federais, Senadores da nossa República.
Tendo em vista que no planejamento, elaborado no início desta gestão, ficou definido que realizaríamos uma Administração por Objetivos – APO, a estrutura organizacional da ADESG necessitou ser adequada, onde passamos a ter as seguintes áreas de atuação:

1ª. Vice-Presidência: Área Cultural.
2ª. Vice-Presidência: Área Operacional.
3ª. Vice-Presidência: Área Administrativa.

Assim, de acordo com as atribuições inerentes às correspondentes áreas de atuação, acima citadas e constantes do planejamento inicial, se passa a descrever, a seguir, somente, as atividades planejadas e, efetivamente, realizadas:

5.1 – 1ª. Vice-Presidência:
1- Foram elaboradas cinco edições do Jornal O Adesguiano, a saber:
A – Edição No. 254 – dez./ janeiro – 2010.
B – “ No. 255 – maio – 2010.
C – “ No. 256 – jun/julho – 2010.
D – “ No. 257 – set/outubro – 2010.
E – “ No. 258 – novembro – 2010.
Cada edição do “Adesguiano” foi composta de 29.000 exemplares, com oito páginas por exemplar, sendo distribuídos pelos Correios, nos Clubes Militares e em algumas Organizações civis e militares.
Estamos passando para dez páginas, sem aumento dos custos operacionais.
A gestão financeira do Jornal, quase sempre, apresentava déficit. No momento, com a colaboração da MakerNews, conseguimos reverter este cenário, e já estamos obtendo o indispensável superávit, o quê viabiliza a sua publicação.
A execução deste projeto tem apresentado ótimos resultados para as partes envolvidas e com pequenos aperfeiçoamentos que serão realizados, continuará a ser um excelente veículo de comunicação da ADESG.
O maior ônus dessa atividade persiste na dispendiosa distribuição e remessa dos jornais pelo correio (remessa postal).

Com relação ao nosso Blog houve uma evolução de 60 % no volume de artigos publicados no citado blog, este ano(2010=134 notícias) em relação ao período anterior (2009=84 notícias).

2- Planejamento do ciclo de Palestras e Seminários:
A sala/auditório da ADESG foi preparada, este ano, para a realização de palestras e aulas, com a reforma de cadeiras e instalação de projetor e computador, de acordo com os requisitos básicos e já esta sendo utilizada com esta finalidade.

3- Promoção de maior interação com a ESG.
Com a atuação participativa do Cel.Aer. Augusto, ligação da ESG com a ADESG, temos resolvido os problemas e dificuldades que, eventualmente, surjam.
Temos observado, que o referido Oficial têm proporcionado um importante apoio e atenciosa recepção e atendimento às delegações compostas pelos membros das Delegacias, em visita ao Rio de Janeiro e a ESG.

4- Relacionamento com os clubes militares e associações congêneres.
Estabelecemos estreitos contatos com os seus Presidentes e Diretores, participando de eventos nos Clubes Militares e em diversas outras Associações, como o CEBRES, Liga de Defesa Nacional, Museu Conde de Linhares, etc…
Participamos do Baile de Gala nas comemorações do centenário do Clube Naval, a convite do Presidente – Vice-Alm. Ricardo Antonio da Veiga Cabral.
5- Aproximação com Organizações civis, militares e com a Mídia:
Foram realizadas inúmeras entrevistas com divulgação nos órgãos de imprensa, tais como: Jornal O Dia, Folha Dirigida, Rede Vida de Televisão (duas entrevistas), Jornal “Diário do Rio Doce” de Gov. Valadares, Jornal “Folha de Londrina” do Paraná, Jornal do Comércio (RJ), Publicação no “Boletim Semanal do Rotary”, a Universidade de Governador Valadares e ao Jornal de Angra dos Reis.
A Mídia, de uma forma geral, foi homenageada pela ADESG na Reunião-almoço, no dia internacional da Comunicação Social, com a presença de representantes da Televisão – Atriz Daise Lucidi, do Rádio – Radialistas Luiz Mendes e Gerdal dos Santos e da Imprensa – Jornalista Adolfo Martins.

6- Reaparelhamento da ADESG.
Como resultado do empenho e dedicação da 1ª. Vice-Presidência, a ADESG recebeu, como doação, equipamentos e materiais de grande utilidade a esta Instituição, a saber: 2 (dois) computadores, 1 (um) Notebook, 1 (uma) Impressora, 2 (dois) Aparelhos de Ar-Condicionado, 1 (uma) geladeira, 1 (uma) Bandeira Nacional e 1 (uma) Bandeira da ADESG.

5.2 – 2ª. Vice-Presidência:
1- Elaboração das Instruções Gerais para os CEPE´s 2010.
Essas Normas foram distribuídas para todas as Delegacias e são balizadoras dos procedimentos e novos parâmetros a serem seguidos pelas Delegacias e Representações, para a realização dos CEPE’s, em 2010. São atualizadas e distribuídas, anualmente.

2- Em que pesem as dificuldades para a realização dos Cursos de Estudos de Política e Estratégia – CEPE, estes foram executados em diversas cidades, tais como:
Paraná – Curitiba.
São Paulo – ABC, Alpha Ville, Franca, Ribeirão Preto, Campinas e Santos.
Rio Grande do Sul – Porto Alegre.
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro.
Minas Gerais – Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Gov. Valadares e Araguari.
Mato Grosso do Sul – Campo Grande.
Bahia – Salvador.
Espírito Santo – Vitória, Cachoeiro de Itapemirim.
Todos os CEPE’s tiveram a coordenação do Departamento de Cursos da ADESG e a indispensável participação dos Palestrantes da ESG, em suas fases básicas / doutrinárias.

3- Realização do Seminário sobre Defesa, na ESG:
O sucesso alcançado no planejamento, na elaboração e na execução deste Seminário foi uma grande demonstração de que quando se deseja fazer um trabalho relevante e com qualidade, desde que se tenha empenho e dedicação, se consegue. Os meios e os recursos utilizados pela ADESG foram os mínimos possíveis e os resultados obtidos foram classificados por todos os presentes como excelentes.
O Seminário foi realizado em dois períodos, manhã e tarde, e constituiu-se de : Conferência “A Estratégia Nacional de Defesa”, realizada pelo Gen Etchegoyen, do Ministério da Defesa, seguido de dois painéis:
– 1º. Painel “A Estratégia de Cooperação e Desafios no Espaço Sul-americano”, coordenado pelo Prof. Gustavo Heck, e
– 2º. Painel “O Brasil: A segurança e Defesa no âmbito da UNASUL”, coordenado pelo Cmt. Adalberto.
Este Seminário teve a permanente mediação de suas atividades realizada pelo Prof. Ramazzini e o imprescindível apoio do Ministério da Defesa e da ESG.
Os nossos agradecimentos aos organizadores, Prof. Heck, Cmt. Adalberto e Prof. Ramazinni pelos resultados obtidos, frutos dos seus conhecimentos profissionais e dos prestígios pessoais, neste importante evento de cultura e informação.

5.3 – 3ª. Vice-Presidência:
1- Elaboração do Termo de Compromisso das Delegacias:
O citado Termo foi encaminhado às Delegacias, descrevendo as suas responsabilidades inerentes ao cargo desempenhado, e foi firmado por todos os Delegados, exceto os das Delegacias: ADESG/MT, ADESG/PI, ADESG/RO e ADESG/RR.
Como ficou estabelecido pela atual Administração da ADESG/AN, as Delegacias que não assinaram o Termo de Compromisso, não tiveram o nome de seus Titulares reconduzidos aos respectivos cargos de Delegado.
2- Levantamento do número de Associados contribuintes:
Apesar da remessa de diversas correspondências e contatos com os associados, tem sido observado um decréscimo no número de adimplentes, no nosso cadastro de sócios.

3- Reduzir despesas e aumentar receitas:
Esta ação se tornou fundamental para a viabilidade econômico-financeira da ADESG.
Assim, foi necessária a diminuição das despesas, conseguida, inicialmente, com a redução do número de funcionários da ADESG. Em que pese o possível problema social acarretado, tivemos que dispensar uma funcionária, ressarcindo-a com todos os direitos trabalhistas a que fazia jus, naquele momento. E, também, não renovamos o contrato de outra estagiária (recepcionista).
Com relação às receitas, procuramos aumentá-las, principalmente, nas publicidades para o Jornal “O Adesguiano”.

4- Atualização do registro da marca ADESG.
Realizado com os nossos próprios meios, sob orientação superior, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

5 – Renovação do registro de Utilidade Pública da ADESG.
Foi elaborado o processo de renovação anual, do registro de Utilidade Pública Federal para a ADESG, com a correspondente emissão da específica Certidão, pelo Ministério da Justiça.

6- Levantamento das Delegacias e Representações ativas e inativas.
Realizado o levantamento, em apoio à 2ª. Vice-Presidência com a finalidade de possibilitar um melhor acompanhamento das organizações componentes do Sistema ADESGUIANO.

7- Atualização do Contrato com a MakerNews para elaboração do Jornal O Adesguiano.
O contrato vigente, à época, necessitou de ajustes na parte financeira, cujas modificações e acordos, viabilizaram a continuidade da parceria com a empresa citada. A qualidade do citado jornal tem melhorado, mas esperamos mais em 2011.

8- Pré-Projeto para a concessão de premiação às Delegacias, Instrutores e Funcionários da ADESG.
Estão sendo desenvolvidas normas específicas a essa premiação, no sentido de melhorar os critérios e a abrangência da sua concessão.
Este Projeto, constante do planejamento inicial desta Administração, foi implantado, neste ano de 2010, com a premiação das Delegacias que mais se destacaram no período de 2005 a 2010, com 11 Delegacias agraciadas.

5.4 – Presidência:
Constituem a presidência da ADESG o seu presidente e os três vices-presidentes.
Com a importante e indispensável participação de todos os setores da nossa Associação, principalmente, dos Vices-Presidentes e Diretores e, com a imprescindível atuação e apoio do seu exíguo, mas eficiente quadro de funcionários, foram realizadas as seguintes atividades:
1 – Reuniões semanais da Diretoria:
Às quintas-feiras, das 10:00 h. às 12:00 h., foram realizadas 34 (TRINTA E QUATRO) reuniões da Diretoria, onde se discutiram os assuntos pertinentes aos respectivos momentos da ADESG, constantes da pauta e registrados em atas, correspondentes.
Observa-se nessas reuniões, a participação de todos os componentes da Diretoria, com destaque ao trabalho e a dedicação demonstradas pela Psic. Marijane – 2ª. Secretária, principalmente, na elaboração das respectivas atas.

2 – Homenagem da ADESG aos Pracinhas, em Bolonha/Itália, com a participação do nosso representante no Porto/ Portugal / Dr. Artur Victória.
Fomos convidados a participar, em Bolonha-Itália das comemorações da Tomada de Monte Castelo e da homenagem ao Gen. Ex. Meira Matos. Por motivo de contenção de despesas, solicitamos a gentileza do nosso representante em Porto/Portugal, que comparecesse, em nosso nome, àquela importante solenidade. Elaboramos um discurso que foi lido pelo Dr. Artur Victória e, posteriormente, para honra da ADESG, citado na Revista “Jornal do Exército” Português, como a Instituição brasileira que participou desse histórico evento.

3 – Diversas comunicações aos Delegados e Representantes com instruções e informações sobre o Sistema Adesguiano.

4 – Participação no 3º. Encontro pela Democracia no Clube Militar (10/mar/10).

5 – Merecida homenagem ao Ten.Brig. Carlos de Almeida Baptista (Presidente do CAer.) na data do seu aniversário, quando a ADESG, pela sua Presidência, se fez presente.

6 – Apresentação da Presidência aos Comandantes Militares do Leste (CML), Gen Ex. Ruy Alves Catão (antecessor) e Gen. Ex. Adriano Pereira Junior (atual).

7 – Representação em diversas solenidades e eventos sociais, como na formatura da Turma Amazônia Azul, no Curso da ESG – CAEPE/2010.

8 – Viagens para solenidades, Visitas às Delegacias e contatos:
Dentro da política de redução de despesas, adotada por esta Administração, foi instituído pelo Presidente de que, em princípio, só viajaria como convidado das Instituições visitadas. As viagens que foram realizadas são as seguintes:
a- Goiânia – Presidir o encerramento do XXII CEPE da ADESG/GO.
b- Governador Valadares – Presidir a abertura do II CEPE da ADESG/GV.
c- São José dos Campos – EMBRAER (apoio publicitário).
d- São Paulo – Proferir a Aula Inaugural do CEPE da ADESG/SP.
e- Espírito Santo/Vitória – Homenagem na A.L.E.S./40 anos da ADESG e abertura do CEPE da ADESG/ES.
f- Londrina – Reunião s/ Portal na Universidade de Londrina e visita a sede da ADESG/LO.
g- Gov. Valadares – Presidir o encerramento do II CEPE da ADESG/GV.
h- Belo Horizonte – Resolver pendências judiciais da ADESG/BH.
Em todas as viagens realizadas, pode-se observar o prestígio que desfruta o nome ADESG, em todo o nosso país e a excepcional receptividade oferecida pelos Delegados, Diretores e Adesguianos à direção da ADESG/AN. A todos os nossos sinceros agradecimentos e os nossos cumprimentos às Delegacias visitadas pela qualidade e pelo elevado padrão dos eventos realizados.

9 – Visitas aos Comandantes da ESG:
Com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento ESG / ADESG, a Presidência se reuniu com o Comando da ESG, tratando de diversos assuntos do nosso interesse. Essas visitas foram realizadas: ao Ten.Brig. Rolla, em 3/mar/2010 e ao Ten.Brig. Leite em 05/out./2010, com ótimos resultados, na agenda tratada.
Na despedida do Ten.Brig. Rolla do serviço ativo, passando para a Reserva, lhe foi oferecido um almoço, no CAer., em reconhecimento ao apoio dado à ADESG e entregue o primeiro símbolo da ADESG – O Guerreiro Adesguiano – No. 1.

10– Reuniões (duas) com diversos Delegados e Representantes das Delegacias em 14/dez/2009, no CAer..e em 09/ dez/ 2010, na ADESG/AN, cumprindo uma extensa agenda, onde foram apresentadas as metas desta Administração e dada a oportunidade para que cada Delegado, descrevesse as suas realizações e dificuldades.

11– Reuniões (duas) de confraternização com jantar-dançante, por adesão, com a participação de diretores e componentes do quadro social, ao final do ano: 18/dez/2009 e 09/dez/2010, no Clube de Aeronáutica.

12– Almoço (dois) de confraternização da Diretoria com os Funcionários nas comemorações de final do ano, em dez/2009 e dez/2010, em renomado restaurante, próximo à ADESG.

13 – Visita a diversos Presidentes e Diretores de empresas anunciantes do jornal O Adesguiano, tais como: ELETROBRAS, BRADESCO, UNIMED, TRANSPETRO, ODEBRECHT, PETROBRAS, ELETRONUCLEAR, CAMINHOS AÉREOS PÃO DE AÇÚCAR, JORNAL DO COMMERCIO, MONITOR MERCANTIL, FOLHA DIRIGIDA, CLUBE DOS DIRETORES LOJISTAS/RJ, EMBRAER/S.J. DOS CAMPOS e outras.
Todas as visitas citadas foram coroadas de êxito, onde o objetivo principal de se conseguir apoio para o nosso jornal, foi totalmente atingido.

14 – Criação e elaboração do troféu “Guerreiro Adesguiano”, concedido a personalidades e datas marcantes:
No. 1 – Concedido ao Ten.Brig. Rolla – Comandante da ESG.
No. 2 – “ ao Vice-Alm.Carlos Augusto – Cmt. 1º. Distrito Naval.
No. 3 – “ ao Ten.Brig. Moreira Lima – ex-Diretor do ICAER.
No. 4 – “ ao Dr.Eduardo Paes – Prefeito do R.J.
No. 5 – “ ao Ten.Brig. Juniti Saito – Comandante da Aeronáutica.
No. 6 – “ a ADESG/ES – Destaque Gerencial/2010.

15 – Eventos comemorativos ao 59º. Aniversário da ADESG.
Foram programados e efetivamente realizados diversos eventos comemorativos, que marcaram os 59 anos de existência da ADESG, com a participação de Adesguianos e convidados, a saber:
a- Exposição do III Salão de Artes da ADESG – Forte Copacabana.
b- Missa Solene na Igreja Santa Cruz dos Militares.
c- Almoço com Cmt.da ESG, Diretoria, Conselhos Superior e Fiscal – CAer.
d- Entrega de Medalhas Mérito Adesguiano – CAer.
e- Seminário sobre Defesa – Auditório da ESG
f- Solenidade de premiação do III Salão de Artes – ESG
g- Reunião com Delegados e Representantes – ADESG/AN.
h- Jantar-Dançante de confraternização Diretoria, Delegados e Associados – CAer.
i- Concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais – Igreja da Candelária.
Todos os eventos foram do agrado dos participantes e convidados e se processaram exatamente como planejados. Desejaríamos, entretanto, que a participação dos verdadeiros Adesguianos, nos eventos comemorativos, ocorresse de uma forma mais intensa, demonstrando a todos a nossa unidade e integração.

16 – Criação e entrega dos Troféus para as Delegacias/Representações que mais se destacaram nos últimos seis anos (de 2005 a 2010):
Com a finalidade de melhor motivar os componentes do Sistema ADESG foram estipulados Troféus para as seguintes Delegacias:
Como Destaque Operacional – As cinco primeiras Delegacias, com o maior número de estagiários, no período considerado, na sua área de atuação: ADESG/SP, ADESG/RJ, ADESG/BH, ADESG/BA e ADESG/RS, nesta ordem.
Como Destaque Regional – As cinco primeiras Delegacias, com o maior número de estagiários, proporcionalmente, a quantidade de habitantes das cidades: ADESG/JF, ADESG/Uberlândia, ADESG/Uberaba, ADESG/ES e ADESG/RS, respectivamente.
Como Destaque Gerencial – A Delegacia que mais se destacou, em todos os quesitos analisados, tais como: Continuidade de CEPE’s, Transparência financeira, divulgação do nome da ADESG, prestígio com autoridades locais, melhor gestão administrativa, ações para obtenção de sede própria ou não, realização de eventos ligados a atividades da ADESG, Controle e cadastro dos associados e outros:
A Delegacia agraciada foi a ADESG/ES – Destaque Gerencial (2010).

17 – Inauguração do retrato do Comandante da ESG, como Presidente de Honra da ADESG.
Com a presença do Comandante da ESG – Ten.Brig. Leite e a participação de membros da Diretoria e de Delegados foi inaugurada a fotografia do Comandante da ESG, na galeria de Presidentes de Honra da ADESG.

18 – Planejamento, Elaboração e Inauguração do novo Portal da ADESG.
Foi desenvolvido, em Londrina, pela empresa EPROTEC, sem qualquer ônus para a ADESG, um novo Portal que se propõem ser diferenciado dos demais, com temas nas áreas de jornalismo segmentado e formatados em cadernos de notícias, nas seguintes áreas: Defesa, Ciência, Tecnologia, Educação, Economia, Saúde, Política e Brasil entre outras.
Esse Portal, inaugurado no aniversário da ADESG (7/Dez/2010), se prestará, também, a ser uma fonte de receita, por intermédio de apoio culturais, a serem captados nas empresas parceiras da ADESG.

19- Representação no Rotary, pela semana da Asa, em palestra do Ten.Brig. Mauro José Miranda Gandra.
Comparecemos, a convite do Rotariano – Prof. Schetinni, a uma elucidativa palestra proferida pelo ilustre Adesguiano – Ten.Brig. Gandra e, posteriormente, noticiada a nossa participação no excelente periódico – Boletim Semanal do Rotary, elaborado pelo Adesguiano – Dr. José Roberto de Souza Cavalcante.

20- Presidir a solenidade de posse dos novos Delegados da ADESG/RJ – Alm. Albuquerque Lima e da ADESG/BH – Prof. Inácio de Loiola.

21- Presidir a Solenidade de Encerramento do XXXVI CEPE da ADESG/RJ, na ESG.

22 – Viagens a Brasília para tratar do assunto – Sede da ADESG/RJ.
Acompanhando o Delegado da ADESG/RJ – Alm. Albuquerque Lima, fomos duas vezes à Brasília, em audiência com o Presidente do INSS, para tratar do processo judicial, movido por aquele Instituto contra a ADESG/RJ, tendo como causa a reintegração de posse do imóvel, onde esta instalada a ADESG/RJ.
Tivemos o fundamental apoio da ADESG/BR – Dra. Sonia Hueb, para o encaminhamento do assunto com o citado INSS. O tema continua pendente.

23- Planejamento e execução de 10 (dez) Reuniões-Almoço mensais, no CAer., como se segue:
DATA HOMENAGEADOS
A – 26/fevereiro – Heróis da FEB e 1º.Grupo de Aviação de Caça (1GAvC).
B – 25/março – Corpo Fuzileiros Navais / Intendência da Marinha e Dia Internacional da Mulher.
C – 29/abril – Aviação de Caça e Descobrimento do Brasil (Emb.Port.Antonio José Emauz de Almeida Lima).
D – 27/maio – Comunicação Social – Dr. Adolfo Martins(Folha Dirigida), Daise Lucidi (Rede Globo), Luiz Mendes (Radio Globo) e
Gerdal dos Santos (Radio Nacional).
E – 24/junho – Batalha Naval do Riachuelo – Vice-Alm.Carlos Augusto de Sousa/1º. Distr. Naval.
F – 29/julho – Despedida do Ten.Brig. Moreira Lima – ICAER.

G – 26/agosto – Prefeito do Rio de Janeiro – Dr. Eduardo Paes.
H – 30/setembro – Entrega de Medalhas Mérito Adesguiano – Gen.Ex. Enzo M. Peri – Cmt. do Exército e Gen. Nelson Marcelino.
I – 28/outubro – Comandante da Aeronáutica– Ten.Brig.Juniti Saito. J – 25/novembro – Oficiais Generais – Ex-Cmt’s da ESG.
Em todos os almoços citados, tivemos a elaboração de textos enaltecendo e alusivos ao evento, sorteio de brindes aos presentes e foram coordenados com grande brilhantismo pelo Prof. Edson Schetinni – Assessor de Relações Públicas da ADESG.
A preparação desses eventos exige presteza, atenção e zelo para a realização das tarefas que antecedem aos almoços. A participação ativa de todos os funcionários tem sido fundamental. Mas, têm se destacado a especial atuação das funcionárias Da. Maria e Da. Estrella, que muito têm colaborado para o sucesso desses eventos.

24 – Criação, aprovação e concessão do Diploma e Título de Sócio Benemérito aos Ex-Presidentes de Honra da ADESG e Ex-Comandantes da ESG.
Após apresentação e necessária aprovação pelo Conselho Superior, ficou definido que os ex-comandantes da ESG poderiam ser conduzidos à categoria de Sócio-Beneméritos da ADESG, pelo apoio proporcionado durante as suas, respectivas, gestões.
Foram entregues oito Títulos de Sócio Benemérito, pessoalmente, na Reunião-Almoço mensal de novembro, aos seguintes Ex-Comandantes:
Alte.Esq. Bernard David Blower;
Ten.Brig Pedro Ivo Seixas;
Gen.Div. Carlos Patrício Freitas Pereira;
Vice Alte.Adilson Vieira de Sá;
MajBrig. Paulo Jorge Botelho Sarmento;
Gen.Ex.José Benedito de Barros Moreira;
Alte.Esq.Luiz Umberto de Mendonça; e
Ten.Brig. Carlos Alberto Pires Rolla.
Os demais Comandantes, receberam os seus Títulos de Sócio Benemérito por envio postal, aos respectivos destinatários.
A exceção foi o Título do Ten.Brig. Kawanami que nos honrou com a sua presença, apesar de estar morando no interior de São Paulo, recebendo-o na sede da ADESG.

25- Elaboração de uma estratégia para viabilizar as operações financeiras da ADESG, em função do bloqueio de dois meses em suas Contas-Correntes, ocasionado por processos judiciais de 1998, contra a ADESG/BH.
Em caráter emergencial, foi concedido e autorizado pelo Conselho Superior um Suprimento de Fundos ao Presidente no valor de R$ 100.000,00, que após a devida prestação de contas, já foi encerrado, com o correspondente saldo depositado na conta da ADESG.
Após intenso trabalho, principalmente, do novo Delegado de BH, Prof. Inácio, e do pagamento das custas e honorários dos advogados reclamantes, no valor total de R$ 13.000,00 (Treze Mil Reais), as contas bancárias da ADESG foram, finalmente, desbloqueadas.
Verificou-se assim, o sucesso da solução adotada pela Administração, pois atendeu, plenamente, às necessidades operacionais da ADESG, tendo as suas atividades realizadas, normalmente, sem sofrer qualquer solução de continuidade.
Agradecemos o imprescindível apoio jurídico que recebemos do Dr. Felizardo Barroso – Assessor Jurídico da ADESG e do Dr. Euclides – Advogado, Adesguiano nomeado para nos representar nos citados processos, em Belo Horizonte.

26 – Captação de Recursos com a finalidade específica de aquisição da Sede Própria, com saldo inicial em 30/dez/2009 de R$ 119.144,51 e saldo atual de R$ 170.743,53.
Trata-se de um projeto constante do nosso planejamento, mas que foi iniciado na administração anterior (Prof. Pedro Ernesto).
Convidamos para capitaneá-lo o Dr. Theóphilo de Azeredo Santos, Ex-Presidente da ADESG, que nos solicitou que aguardássemos o término das eleições, para a execução do referido projeto.

27- Elaboração do Plano Diretor (2010/2012) como resultado do Planejamento Estratégico para a ADESG, no período considerado.
Este Plano apresenta no capítulo referente às Diretrizes Estratégicas, ações e Diretrizes para cada área de atuação da Diretoria Executiva, com os seus respectivos Planos, a saber:
1ª. Vice Presidência:
PCS- Plano de Comunicação Social., abrangendo:
– Jornal O Adesguiano
– Portal da ADESG.
– Revista da ADESG.
– Livro Histórico da ADESG.
– Almanaque da ADESG.
2ª. Vice-Presidência:
PDRH – Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos, abrangendo:
– convênio com o M.D.
– procedimentos para emissão de diplomas.
– programar cursos de gestor de Defesa.
PDDR– Plano de Dinamização das Delegacias/ Representações, abrangendo:
– reativar Delegacias inativas.
– nomear novos Delegados.
– Incentivar novas atividades nas Delegacias.
– Estabelecer diretrizes dinamizadoras.
– Realizar CEPE’s em todos os Estados.

3ª. Vice-Presidência:
PCNP – Plano de Consolidação de Normas e Procedimentos, abrangendo:
– consolidar Normas/procedimentos ao Estatuto e Regulamentos.

PGA – Plano de Gestão Administrativa, abrangendo:
– planejamento trienal de gestão.
– programa orçamentário.
– mecanismos para movimentação financeira.
– seminários sobre gestão administrativa.
PAF – Plano de Administração Financeira, abrangendo:
– celebrar contratos e convênios.
– sistema de cobrança das anuidades.
– captar patrocinadores e anunciantes.
– promover seminários com retorno financeiro.
– comissão para aquisição da sede própria.
Alguns desses Planos já se encontram em andamento, em função do dinamismo da Administração e de abordarem áreas vitais ao funcionamento da nossa Instituição.

28 – Participação em diversas conferências, palestras e solenidades, representando a ADESG, como na conferência na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro EMERJ, proferida pelo Desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, para a fase conjuntural do XXXVI CEPE da ADESG/RJ.

29 – Reunião com os Representantes de Turmas, no CAer.
Realizada reunião, no CAer., com alguns representantes de Turmas, quando a Presidência apresentou as metas desta Administração, e solicitou o empenho daqueles representantes, na participação das Turmas nos eventos da ADESG. Seguiu-se um almoço de confraternização, por adesão.

30 – Participação em solenidades para o recebimento de Medalhas e Distinções:
Em reconhecimento da nossa Sociedade, pela atuação da ADESG em defesa dos princípios basilares que norteiam a segurança e o desenvolvimento do nosso país, recebemos, neste ano de 2010, as seguintes condecorações e distinções:
a- Medalha de Distinção do Artilheiro Antiaéreo – Associação dos Artilheiros Antiaéreos / Caxias do Sul – RS.
b- Medalha Marechal Zenóbio da Costa – Associação dos Ex-Combatentes do Brasil / Rio de Janeiro – RJ.
c- Medalha EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro- RJ.
d- Diploma de Mérito Cívico – Liga de Defesa Nacional / Rio de Janeiro / RJ.
e- Distinção e Diploma da Câmara Municipal de Governador Valadares – Minas Gerais / MG.
f- Distinção e Diploma da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo – Espírito Santo / ES.
g- Diploma da Associação dos Diplomados da ESG – ADESG/ES– E. Santo.

31 – Participação em 12 (DOZE) reuniões do Conselho Superior, com discussão de temas de interesse do dia-a-dia da ADESG, com elaboração de Atas, correspondentes.
O Conselho Superior eleito para o Biênio 2010-2011 tem a seguinte constituição:
ELEITOS:
Doutor SEBASTIÃO TILL
Gen Bda PAULO CARDOZO ALMEIDA
C Alte JOSÉ PARDELLAS
Prof PAULO CESAR MILANI GUIMARÃES
Juíza HELOISA CORRÊA DA COSTA E PAULA
Cel VALENTIM ÂNGELO TEIXEIRA
Prof JOÃO BAPTISTA MIRANDA DA SILVA
C Alte ANTÔNIO CARLOS AMENDOEIRA
Proc MARY VIRGÍNIA NORTHRUP
Proc JOSÉ ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTE

MEMBROS VITALÍCIOS DO CONS. SUPERIOR – EX-PRESIDENTES.
Professor EUDES DE SOUZA LEÃO P
Advogado JOÃO NICOLAU MADER GONÇALVES
Professor THEÓPHILO DE AZEREDO SANTOS
Major Brigadeiro Engº TÉRCIO PACITTI
Gen Div HERMANO LOMBA SANTORO
Advogado AMÉRICO BARBOSA DE PAULA CHAVES
Gen. Exér. LICÍNIO NUNES DE MIRANDA FILHO – Presidente.
Professor PEDRO ERNESTO MARIANO DE AZEVEDO
Desejaríamos, também, agradecer o apoio e as palavras de incentivo e de estímulo à nossa Administração, recebidas de todos os componentes do Conselho Superior, em especial do seu Presidente – Gen.Ex. Licínio que com seu senso prático e objetivo tem conduzido com grande equilíbrio e mantido a indispensável harmonia entre os seus destacados conselheiros.

32 – Apoio a 5 (CINCO) reuniões do Conselho Fiscal para a avaliação da Programação econômico-financeira da ADESG, que possui os seguintes membros:
Efetivo CMG. SIDNEY HÉLIO MELECCHI
Efetivo Econ. LUIZ VITOR WERNECK BORELLI– Presidente.
Efetivo Adv. REGINA Mª TOCANTINS DO REGO MONTEIRO
Suplente Estat. CALMON GOLD.
Suplente Adv. ARTHUR EDUARDO DINIZ GONÇALVES HORTA.
Suplente Adm JORGE JOSÉ GONSALEZ SÉBA.
Somos gratos, também, aos dignos componentes do Conselho Fiscal por nos ajudarem, com as suas observações e requisitos à gestão financeira desta ADESG. Ao Presidente Dr. Borelli e aos seus companheiros (a) de Conselho o nosso muito obrigado.

33 – Realização de Palestra e Debate na ESG, para a Turma Amazônia Azul – ESG/2010, com a finalidade de se conseguir novos associados.
Foram preenchidas diversas fichas de novos sócios para a ADESG/AN.

34 – Nomeação e exoneração de Delegados.
Todos os Delegados da Administração anterior, foram reconduzidos aos seus respectivos cargos, com exceção dos que não assinaram o Termo de Compromisso: Mato Grosso, Rondônia, Roraima, e Piauí.
Entretanto, em função de necessidades gerenciais, na ADESG/AM, foi empossado o Cmt. Dauster Gonçalves e em Belo Horizonte, com a exoneração, a pedido, do Prof. Norman, foi conduzido ao cargo de Delegado da ADESG/BH o Prof. Inácio de Loiola.

VI – EVOLUÇÃO FINANCEIRA:
Tendo em vista que a gestão econômico-financeira da ADESG sempre foi a grande preocupação desta Administração, sendo classificada, inicialmente, de “frágil e temerária”, em função das limitadíssimas fontes de recursos, tradicionalmente, disponíveis, procurou-se realizar um rígido controle, principalmente, nas despesas da ADESG.
Assim, o Departamento Financeiro da ADESG, sob a responsabilidade do CMT. Heriberto tem realizado, com destacada competência e com ótimos resultados, até o presente momento, o acompanhamento e a execução da gestão financeira. É de se destacar, também, e agradecer a compreensão do nosso Diretor Financeiro, quando no caso judicial de Belo-Horizonte, pela sua concordância, na excepcionalidade do momento, em permitir o uso do seu nome para a solução desse grave e difícil problema administrativo.
Neste exercício financeiro, na apropriação de receitas, de despesas e resultados, tivemos os seguintes valores:

ANO 2010
RECEITAS DESPESAS SALDO
Janeiro 2.295,73 43.207,16 – 40.911,43
Fevereiro 93.769,11 42.318,64 51.450,47
Março 5.655,15 28.852,47 – 23.197,32
Abril 63.189,34 38.918,40 24.270,94
Maio 41.371,76 24.718,21 16.653,55
Junho 4.700,44 40.141,61 – 35.441,17
Julho 55.721,85 40.071,46 15.650,39
Agosto 65.622,03 37.236,94 28.385,09
Setembro 14.125,15 34.716,36 – 20.591,21
Outubro 39.393,27 32.877,00 6.516,27
Novembro 56.686,17 40.450,55 16.235,62
Dezembro 77.927,50 61.441,66 16.485.84
TOTAL 520.457,50 464.950,46 55.507,04
Média 43.371,46 38.745,87 4.625,59

Observa-se que, mesmo apresentando no período resultados superavitários, os valores das despesas mensais (Média=R$ 38.745,87) são constantes, enquanto que as receitas passam, por alguns meses (Janeiro, Março, Junho e Setembro), com valores muito reduzidos, o que leva esses meses serem deficitários.

Com relação à Disponibilidade de Recursos, os valores mostrados em sua evolução têm sido bastante satisfatórios, principalmente, se considerarmos que, como citado anteriormente, houve um sensível decréscimo no número de estagiários nos CEPE’s e, também, uma redução na quantidade de associados adimplentes, o quê acarreta, consequentemente, uma redução em suas respectivas e principais fontes de receitas da ADESG.

DISPONIBILIDADE DE RECURSOS

13/DEZ/ 2009 31/DEZ/2010 EVOLUÇÃO
Fundo de Reserva 60.076,16 208.511,75 247 %
Saldos Conta Correntes 39.310,17 51.295,69 30 %
Saldos Aplicações 18.655,03 113.185,84 506 %
TOTAL 118.041,36 372.993,28 215 %

VII – PERSPECTIVAS:
Neste próximo ano, de 2011, será o último desta administração, pois se complementará o seu mandato de dois anos, de acordo com o Estatuto da ADESG.
Será um ano eleitoral para a ADESG, onde se pretende, entre outras atividades, realizar a XI convenção nacional e comemorarmos o 60º. Aniversário da ADESG, com todas as implicações que esses dois importantes eventos acarretam.
Assim sendo, esperamos que se possa dar continuidade as atividades rotineiras e as que se encontram em andamento, bem como, novas ações, constantes dos planejamentos já estabelecidos.
O Plano Diretor para 2010/2012 necessita ser executado se não em sua totalidade, mas no maior número de ações e, para isso, será imprescindível a participação de Adesguianos que venham a se integrar na nossa atual e exígua equipe, para conduzir as atividades planejadas no citado Plano.
Pretendemos, também, firmar convênios de cooperação e apoio recíproco com a ESG, Ministério da Defesa, EMERJ e outras organizações de interesse da nossa ADESG.
Estamos convictos de que neste próximo ano, o número de CEPE´s e consequentemente de Estagiários será crescente, fazendo com que a nossa limitada receita possa ser maior, fazendo face às despesas previstas e rotineiras.

Esperamos, também, poder estimular mais as contribuições semestrais dos associados, bem como as participações voluntárias de recursos, para a tão sonhada aquisição da sede própria.

VIII- CONCLUSÃO:

Ao encerrarmos uma importante etapa do nosso mandato a frente dos destinos da ADESG, temos a sensação de que poderíamos ter realizado muito mais do que foi, efetivamente, concretizado e que constava do nosso Planejamento inicial.
Entretanto, cremos que com a ajuda de todos e com a vontade em se executar, principalmente, as ações definidas no Plano Diretor (2010/2012), poderemos atender a meta inicial desta Administração que é a de elevar, cada vez mais, no cenário nacional, o conceito desta Instituição, em continuidade ao muito que realizaram as administrações que nos antecederam.
A gestão econômico-financeira tem evoluído com alguns valores conquistados em publicidade e patrocínios, mas ainda temos alguns problemas a superar, como das receitas do decadente número de Estagiários por CEPE, das decrescentes receitas das semestralidades dos associados e a conquista dos recursos para a sede própria.
Assim, conclusivamente, podemos afirmar que esperamos que neste próximo ano, tenhamos a possibilidade de continuar contando com o apoio, com a colaboração e principalmente, com a efetiva participação dos componentes da nossa Diretoria, dos Conselhos Superior e Fiscal, das Delegacias e dos nossos Associados, para o engrandecimento da nossa ADESG.
À ESG, nossa escola-mater desejamos registrar o nosso reconhecimento pela irrestrita colaboração prestada, principalmente nas gestões do Ten.Brig. Rolla e do Ten.Brig. Leite, para que se tornasse possível o cumprimento da nossa principal missão, de realizar os CEPE´s em todo o nosso país.
Por uma questão de gratidão temos, também, que agradecer o imprescindível apoio do Comando Militar do Leste – CML e do Clube de Aeronáutica – CAer, pela fidalguia com que recebem os Adesguianos e por nos cederem importantes espaços para o desempenho de nossas vitais atividades.
A todos os que direta ou indiretamente, contribuíram para que pudéssemos realizar as atividades, anteriormente, citadas, o nosso mais sincero agradecimento, com a certeza de que todos os componentes desta Diretoria procurarão envidar esforços, ainda maiores, visando o desenvolvimento da nossa ADESG e do nosso querido país.
Assim esperamos todos. Que assim, seja.
Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2010.

Brig. Helio Gonçalves
Presidente

Alm Edésio Araripe Gen Umberto Andrade Del Pedro Berwanger
1º.Vice-Presidente. 2º. Vice-Presidente. 3º. Vice-Presidente.